terça-feira, 30 de agosto de 2011

Petição - Nota de Imprensa de 29/08/2011

Petição Pública para abertura ao Público do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo (Mosteiro de Odivelas) – Audiência na Assembleia da República (Comissão da Cultura)

A abertura ao público aos Sábados, Domingos e Feriados do Mosteiro de Odivelas, foi uma das propostas incluídas no Projecto de Revitalização e Dinamização do Comércio Local, da autoria do Pensar Odivelas, que foi apresentado em Setembro do ano passado.

Efectuada a apresentação pública deste Projecto, foi feita uma proposta em Assembleia Municipal para que o mesmo fosse estudado pelo actual executivo, a qual foi chumbada pelas bancadas do PS e PSD.

Cientes de que abertura ao público do Mosteiro de Odivelas seria determinante para a valorização cultural, social e económica do concelho, entendeu este grupo de cidadãos que não podia ficar resignado e, por essa razão, foi iniciada uma Petição Pública para que o Mosteiro de Odivelas abrisse as suas portas ao público.

Esta Petição iniciou-se a 1 de Fevereiro deste ano e tinha como objectivo fazer com que a Assembleia da República emitisse uma Recomendação ao Governo no sentido de proceder à abertura ao público do Mosteiro de Odivelas, a qual só poderia ser feita se houvesse um mínimo de 4.000 subscritores.

Num ápice, este propósito tornou-se num verdadeiro Desígnio Municipal: em apenas dois meses, cerca de 6.500 pessoas já tinham subscrito esta Petição e a 1 de Abril foi entregue em mão, ao Senhor Presidente da Assembleia da República, à data o Dr. Jaime Gama.

No passado dia 23 de Agosto os quatro primeiros subscritores (Miguel Xara-Brasil, Paulo Aido, Madalena Varela e Maria Máxima Vaz) foram ouvidos a este propósito pela Comissão da Cultura, Educação, Ciência e Desporto da Assembleia da República. A audiência correu da melhor forma e espera-se que muito em breve seja votada favoravelmente uma recomendação ao Governo para que o Mosteiro de Odivelas seja definitivamente aberto ao público.


Odivelas, 29 de Agosto de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário