DrªAscensão Simões |
O movimento Cívico Pensar Odivelas esteve presente na passada sexta-feira, na Academia Sénior da Covilhã, para falar da nossa Terra, do reinado de D. Dinis e da sua ligação a Odivelas.
Perante uma sala cheia, a Dr.ª Ascensão Simões, a Reitora da Academia, apresentou os convidados e introduziu o tema recitando com uma invulgar qualidade o “Ai Flores …” de D. Dinis.
Prof. Maria Máxima Vaz e Xara-Brasil |
A historiadora Maria Máxima Vaz começou por surpreender toda a assistência, na qual estavam vários professores, quando logo no inicio disse: “D. Dinis esteve na Covilhã a 15 de Setembro de 1296 e isto está comprovado porque há documentos assinados por ele nessa data, aqui nesta cidade”. Depois, durante cerca de cinquenta minutos, nos quais cativou a atenção de todos os presentes, falou de vários episódios menos conhecidos do seu Reinado. A sua ascendência, a sua infância e a visita que fez a seu avô Anfonso X de Castela (O Sábio) quando tinha apenas 4 anos de idade, a sua habilidade para a diplomacia e para a política internacional e a importância que ele próprio deu à Beira Alta, sendo que as suas viagens a Castela eram feitas a partir da Guarda, foram os espectos mais focados na sua excelente prelecção.
Xara-Brasil que no inicio da noite tinha feito uma breve apresentação do Pensar Odivelas, na qual disse que o principal objectivo destas conferências é divulgar a importância do Reinado de D. Dinis e a sua ligação ao concelho de Odivelas, encerrou esta conferência justificando com vários argumentos históricos a razão pela qual entende que D. Dinis foi o mais importante Chefe de Estado que Portugal alguma vez teve. Ao terminar, agradecendo a recepção, convidando todos a visitarem Odivelas e a terem D. Dinis como uma referência, disse: “se todos tivermos um pouco do espírito de D. Dinis, Portugal conseguirá com toda a certeza ultrapassar as dificuldades com que se confronta”.
Sem comentários:
Enviar um comentário