Nota de Imprensa.
(6 de Setembro de 2011)
O Mosteiro vai abrir, os Odivelenses estão de PARABÉNS.
Mosteiro de S. Dinis e S.Bernardo (Mosteiro de Odivelas) |
No passado dia 23 de Agosto, os quatro primeiros subscritores da Petição Pública “para a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas”, Miguel Xara-Brasil, Paulo Aido, Madalena Varela e Maria Máxima Vaz, foram ouvidos na Assembleia da República.
No decorrer da audiência foi facultado pela Comissão da Cultura, Educação, Ciência e Desporto da Assembleia da República, um documento emitido pela Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr.ª Susana Amador, o qual informa:
1 - Que no passado mês de Maio, um mês depois da Petição ter sido entregue na Assembleia da República, a Câmara e o Ministério da Defesa haviam iniciado conversações para que as portas do Mosteiro se abrissem ao público;
2 - Que pese o facto das conversações/negociações ainda não estarem encerradas, no próximo dia 8 de Outubro, por ocasião da Sessão Solene das Comemorações dos 750 anos do Nascimento de D. Dinis, será assinado um protocolo entre ambas as partes que permita a realização de visitas ao Mosteiro de Odivelas.
Neste sentido, apraz-nos registar que o esforço de um grupo de cidadãos e a vontade de toda uma comunidade, expressa em cerca de 6.500 assinaturas, foi ouvida por este executivo.
Finalmente, passados que são seis anos desde que Susana Amador é Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, algo está a ser feito neste sentido.
Os Odivelenses estão de parabéns, a Dr.ª Susana Amador vai assinar no próximo dia 8 de Outubro o protocolo com o Ministério da Defesa e finalmente todos poderemos, tal como é nossa expectativa, visitar o Mosteiro de Odivelas aos Sábados, Domingos e Feriados, pois foi isso que a população subscreveu.
Como se costuma dizer que “até ao lavar dos cestos é vindima”, nesse sentido não damos ainda esta missão como concluída, continuaremos a lutar por ela até que este Desígnio Municipal esteja cumprido.
Odivelas, 2 de Setembro de 2011.
Parabéns pela persistência e pelos resultados obtidos. É bom saber que todos nós vamos ter o direito de visitar um monumento pertencente há cultura de todos nós e não apenas de alguns!
ResponderEliminarAfinal era muito fácil...Porque demoraram tanto a resolver?
ResponderEliminarAcho muito bem que o Mosteiro esteja aberto ao publico, agora quero ver quantos odivelenses se Irão “incomodar” com essa visita, se calhar preferem ir ao domingo passear no oivelas-parque, que até oferece transporte.Abrir é uma boa medida, mas é preciso mais, é necessário implementar actividades que a atraiam as famílias a este espaço, as políticas culturais têm que ser continuadas no tempo para produzirem os seus efeitos. Não vejo a atual vereação da CMO com capacidade e vontade para promover estas políticas.
ResponderEliminarEntre 1998 e 2005 eu guiei as visitas organizadas pelo gabinte de turismo, que tinha um programa denominado "Viagens na minha Terra". As técnicas desse gabinete organizavam as visitas 2 vezes por mês. Até tinham de ficar pessoas, algumas vezes, em lista de espera para a visita seguinte. Nunca faltaram visitantes. Se tudo for organizado como deve ser, não haverá insucesso. Tudo depende de quem organiza. Aí é que está o sucesso. E não é assim tão difícel!
ResponderEliminar