domingo, 16 de outubro de 2011

E a Tertúlia "D.Dinis e Stª Isabel" foi assim:

 
Stocatto Ensamble - Octeto vocal português
Realizou-se ontem mais uma iniciativa promovida pelo Pensar Odivelas, a tertúlia que tinha por tema D. Dinis e St.ª Isabel, a qual, para além da colaboração de várias pessoas, contou com a excelente organização levada a cabo por Rui Lóio.

Esta tertúlia começou e acabou ao som da música cantada superiormente pelo mais recente octeto vocal português, do qual fazem parte oito jovens cheios de talento, o Staccato Ensemble.

Maria Máxima Vaz
Maria Máxima que também marcou presença lançou o mote da conversa ao fazer uma reflexão sobre a Rainha Santa Isabel e as bases da sua formação moral, a qual segundo a historiadora é possível que tenha origem nos Cátaros. Base essa, que poderá ter sido a razão de ter dedicado grande parte da sua vida a ajudar os mais desprotegidos, a apoiar a sua família e à religiosidade. Para além disso os Cátaros era um povo que prezava a castidade, razão que poderá estar também na origem de ter tido só dois filhos, primeiro uma rapariga, Infanta D. Constança, e passado um ano o rapaz, o Infante D. Afonso, que mais tarde, Afonso IV, sétimo Rei de Portugal.

Após esta intervenção houve uma animada troca de opiniões entre vários participantes, sobre este Reinado, sobre os Reis, sobre o Casal Real e sobre a Idade Média. Conversa essa que foi interrompida para que fossem declamados alguns poemas.

Parte dos participantes.
Esta foi mais uma iniciativa que serviu para aprofundar e divulgar o Reinado de D.Dinis, que teve uma casa repleta de pessoas cheias de interesse.

Simultaneamente inaugurou-se um novo espaço o Colorize, o qual tem uma área dedicada à cultura, outra a reprodução de trabalhos técnicos (centro de cópias e impressão) e outra de formação na área da comunicação e multimédia, a quem mais uma vez agradecemos o apoio dado e desejamos o maior sucesso.

No próximo Sábado temos mais uma iniciativa, a Visita Guiada aos Monumentos Históricos de Odivelas, a qual carece de uma pré-reseva até quarta-feira à noite (pensarodivelas@gmail.com).

Sem comentários:

Enviar um comentário