domingo, 2 de outubro de 2011

Rosado Fernandes - Orador na Conferência "D. Dinis - O Seu Reinado e Legado"

Professor Raul Rosado Fernandes

Raúl Miguel de Oliveira Rosado Fernandes (Lisboa, 11 de Julho de 1934) é Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Filologia Clássica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, universidade de que foi Reitor entre 1979 e 1982, bem como Investigador do Centro de Estudos Clássicos daquela Faculdade, na área das Fontes Clássicas da Cultura Portuguesa, Conselheiro da Ordem do Infante D. Henrique, Académico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 1997, antigo Deputado à Assembleia da República Portuguesa pelo CDS-PP e, entre 1995 e 1999, Deputado pelo CDS-PP ao Parlamento Europeu.

Raúl Miguel Rosado Fernandes licenciou-se em Filologia Clássica, na Faculdade de Letras de Lisboa, com uma tese sobre uma comédia de Plauto (Anfitrião: evolução e concepções de um mito na expressão literária), em cuja equipa de Remo foi campeão nacional, e onde se viria a doutorar, em 1962, com uma dissertação intitulada O Tema das Graças na Poesia Clássica. Primeiro Assistente de Filologia Clássica desde o seu Doutoramento, foi durante três anos Visiting Professor na City University of New York, tendo regressado a Portugal alguns anos antes da Revolução do 25 de Abril, época a seguir à qual teve papel preponderante nos destinos da agricultura portuguesa. Regressado à Universidade por concurso para Professor Extraordinário, chegou, com quarenta anos à cátedra de Língua e Literatura Gregas, lugar que ocuparia até à sua jubilação, em 2004.

Autor de obra sobre filologia, retórica, literatura grega, latina e portuguesa, com dezenas de publicações, escreveu também sobre política e dedicou grande parte da sua actividade igualmente à defesa da agricultura portuguesa, tendo sido presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal.

Raúl Miguel Rosado Fernandes foi ainda agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial — Classe Mérito Agrícola.

Fonte: Wikipedia


Nota: Clique aqui para ver todas as informações sobre a Conferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário